17.10.14

Dicas de FDS / Top 5: Cervejas

Hoje vim falar sobre uma coisa que gosto muito: cerveja!

E para introduzir este assunto aqui resolvi escolher 5 cervejas com características totalmente aleatórias, dentre as minhas preferidas. Tenho várias cervejas preferidas, mas como queria uma lista bem variada escolhi estas. Fica também como dica de fds, para quem quer degustar sabores diferentes.

Lembrando que não sou nenhuma especialista ou mestre cervejeira, então você não encontrará aqui dados técnicos, somente uma opinião amadora de quem gosta de tomar cerveja. As categorias em que coloquei cada cerveja foram inventadas por mim, ou melhor, pelo meu eu lírico ébrio.

Não vou numerar a lista, para que não pareça que as brejas estejam na ordem de preferência. E  também porque eu sou realmente muito indecisa para enumerar favoritos.

• Franziskaner Hefe-Weissbier – Categorias: cerveja de trigo; cerveja alemã
Graduação alcoólica: 5%

Gosto de várias cervejas alemãs, e sempre tento conhecer marcas novas. Porém, quando estou na dúvida sempre ataco de Franziskaner. Acho que é porque foi uma das primeiras cervejas de trigo que tomei, ainda na logo que saí da adolescência. Quando estive na Alemanha gostava muito de tomar ela em forma de chope, pois estava calor e seus ingredientes a transformam em uma cerveja refrescante. Pelo fato de conter fermento dentro da garrafa, a forma de servir cervejas de trigo é quase um ritual, o que me deixa ainda mais apaixonada.


Baden Baden Chocolate – Categorias: cerveja nacional; cerveja de chocolate; cerveja sobremesa
Graduação alcoólica: 5%

Tive a oportunidade de conhecer a Baden Baden Chocolate esse ano, e foi uma surpresa muito boa. A princípio pensei que fosse uma cerveja realmente doce, principalmente após sentir aquele cheirinho gostoso de chocolate quando abri a garrafa, mas me enganei. Nos primeiros goles a primeira sensação é um sabor um pouco amargo, e logo vem um retrogosto marcante de cacau, levemente adocicado. É sempre a minha opção de cerveja para acompanhar uma sobremesa (ou até mesmo como a própria sobremesa :P ). Também é minha pedida após beber cervejas fortes, como se fosse uma saideira.


8.6 Blond – Categorias: malt liquor; lager beer, cerveja holandesa; cerveja forte
Graduação alcoólica: 7,9%

A Bavaria 8.6 Blond foi escolhida porque Hoje é sexta-feira, chega de canseira... pega uma Bavaria e põe na minha mesaaaa . Mentira. Esta cerveja não tem nada a ver com aquela lá, mas sim da cervejaria Bavaria Brouwerij.
Piadas à parte, escolhi a 8.6 Blond para ilustrar a categoria cerveja forte, ou lager beer, pois foi a primeira cerveja realmente forte que tomei em minha vida alcoólica. Além de forte, o sabor é bem maltado e amargo. Então quando quero algo mais punk tomo umas 8.6 para alegrar-me.


Strongbow Apple Cider – Categorias: cidra; cerveja inglesa; cerveja de frutas
Graduação alcoólica: 5%

Para incluir mais uma variedade em relação aos métodos de fabricação de cerveja, incluí a única cidra que gosto, a Strongbow. Ela é praticamente desconhecida aqui no Brasil, mas muito popular nos Estados Unidos, e um pouco na Europa. Na primeira vez que experimentei esta cerveja detestei, porque é bem adocicada, devido ao fato de ser produzida a partir da fermentação de maçãs. Logo pensei “Cerveja doce? Que nojo!”. Só que quando vivi o calor escaldante do mediterrâneo europeu, muitas vezes tinha vontade de tomar um refrigerante bem refrescante, mas como refrigerante não tem álcool, comecei a me adaptar ao sabor docinho da Strongbow, e a me sentir refrescada. Vi muitas pessoas bebericando esta cerveja em um copo com gelo, mas gelo na cerveja não é comigo.






Skol Beats Extreme – Categorias: cerveja baratinha; cerveja popular; cerveja nacional
Graduação alcoólica: 6,9%

E pra finalizar não podia faltar uma cerveja popular, porque não é todo dia que a gente pode encher a cara de cerveja rycah gringa. As primeiras coisas que me chamaram a atenção na Skol Beats Extreme foram a embalagem, que é preta e com design diferente, e a graduação alcoólica, já que 6,9% é bem alto para uma cerveja popular brasileira. Comprei meia dúzia para experimentar, e gostei muito. É uma cerveja mais encorpada, mais amarga, além de te deixar “alegre” rapidinho. Para mim, a Skol Beats Extreme combina com uma tarde assistindo futebol e comendo amendoim (apesar da proposta dela ser mais voltada ao “vucu-vucu da night”, também conhecido como balada. Pensando bem, até que ela é estilosa para ficar segurando na boatchy).


Bom, essas foram as cervejas selecionadas. Alguém já tomou ou tem alguma delas entre as favoritas? Também aceito sugestões.


Obrigada pela visita! Volta mais vezes :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário